Danças Circulares e suas simbologias



As danças circulares tem e resgatam várias simbologias sagradas de cada tradição dos povos ao redor do mundo. Algumas delas são mais claras e explícitas e outras vivenciamos, sentimos e harmonizamos sem nem nos darmos conta, de maneira leve e alegre na roda.

O círculo e o centro são simbologias milenares e especialmente importantes. Quando estamos na roda não existe hierarquia de nenhum tipo. Todos estamos equidistantes do centro e somos “iguais”, pertencentes e co-criadores do mesmo momento. Não faz diferença a raça, a cor, a crença política ou social, a religião, habilidades ou posses, estamos todos de mãos dadas nos divertindo e nos dispondo a sermos “um só” circulo.




Rapidamente se pode perceber na roda que a “mágica” se faz e estamos todos em perfeita harmonia, como uma mandala humana, com várias cores, tamanhos e texturas que formam mosaicos maravilhosos.

Em harmonia no círculo experimentamos também a percepção de quem somos e nossas habilidades/desafios, assim como nos harmonizamos no embalo da atividade, com as habilidades e desafios dos outros também, o que proporciona a vivência da empatia, tolerância, respeito, adaptação e muitas outras. Sempre terá na roda alguém mais rápido que você, mais lento, mais alto, mais baixo, com o toque mais sutil ou mais pesado e assim por diante, simplesmente diferente de você…

Esta experiência e a natural harmonização e adaptação destas características acontecem na prática das Danças Circulares e também aos poucos se estendem e nos ferramentalizam para acontecimentos do nosso dia a dia onde harmonização e adaptação são condições fundamentais para uma vida mais plena e mais feliz, seja em casa, no trabalho, nas relações com os amigos, etc.




A simbologia que vivenciamos nas Danças Circulares vão, com a prática contínua, nos oferecendo recursos internos e práticos para lidar com o nosso cotidiano, nos mais diferentes contextos que se apresentam, surgindo soluções e possibilidades mais colaborativas e inclusivas, onde o “fazer parte” é considerado e fundamental.

Quando estamos de fato juntos, com presença, com real pertencimento e “sonhamos juntos” uma experiência, todos se responsabilizam pelo processo e pelo resultado, e isto é maravilhoso se pudermos inclusive observar este “fenômeno” acontecendo nas diferentes esferas de nossas vidas. Os processos e os resultados passam a ser visivelmente mais harmonioso e com mais eficácia e sucesso.









Fonte: http://dancascirculares.com.br/

Fotos: Cláudia Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário